terça-feira, 28 de março de 2017

Biomimética. Para que serve?

Para que serve a Biomimética.
Olá.

Quero falar (ou escrever, né?) sobre a Biomimética, uma nova ciência que vem revolucionando a relação dos seres humanos com a natureza. Já fiz um post explicando o que é a Biomimética, mas hoje vou falar para que ela serve - no meu ponto de vista.

Embora aqui no Brasil, ainda estejamos engatinhando nessa nova forma de inovação, muitos outros países já estão se utilizando da inteligência da natureza na produção de produtos e até serviços.  Descobri recentemente que foi criado ... (continue lendo)



...o Biomimicry Brasil   que já está ministrando cursos para os interessados.

Resumidamente, a Biomimética propõe uma radical mudança no paradigma  de que a natureza (a terra, o planeta) são nossos, e todas as riquezas materiais nos pertencem. A terra e todos os recursos naturais - biológicos, hídricos, energéticos e minerais - são fontes inesgotáveis e que nós - os seres pseudo-racionais - podemos beber à vontade sem  precisar pagar a conta. Só que não é nada assim!

A natureza para os biomimeticistas é sim uma fonte inesgotável, mas de ensinamentos. Se a humanidade estiver disposta a aprender COM a natureza - e não sobre ela - com convicção afirmo que a maneira como fabricamos produtos, nos alimentamos, construímos, produzimos e utilizamos a energia, como administramos e até como lidamos com as doenças, seria muito, muito diferente e o nosso futuro não estaria tão ameaçado.

Recursos Naturais

"Quanto mais o nosso mundo se parecer com a natureza e funcionar como ela, mais 
probabilidade teremos de ser aceitos nesse lar que é nosso, mas não exclusivamente nosso" 
                                                                                                                       Janine Benyus.

São tantas as aplicabilidades dessa nova ciência que se inspira e inova pelo contemplar  natureza, que poderia escrever um texto enorme. Só para ilustrar:  a medicina, odontologia, arquitetura , design e tantas outras já a utilizam, inclusive em gestão de pessoas. 

Em 2016, participei do 19º Congresso de Criatividade CRIARH, em Recife, ministrando um curso que abordava o tema.
Biomimética aplicada à gestão de Pessoas

 Mas... para que serve a Biomimética?

Eu teria muitas formas para responder a pergunta acima, no entanto, prefiro pinçar o que considero mais importante nesta nova ciência, que para mim, está muito mais para uma nova filosofia de vida e relação de respeito com a natureza.

Quando definimos que a Biomimética como uma proposta de aprendermos com a natureza, reconhecendo-a como um modelo, uma medida e uma mentora, precisamos descer do pedestal. 
Temos que admitir - querendo ou não - que não dominamos  forças e recursos existentes e que muito menos somos seres superiores.  Precisamos substituir o ego pelo eco.

Então... concluindo: na minha percepção, a Biomimética serve principalmente para que cada um de nós possa verdadeira e humildemente se tornar um "eterno aprendiz" e admitindo que existe na ordem da natureza  uma sabedoria que transcende em muito a toda a nossos conhecimentos e  competências.

Pense sobre isso!

Volto ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário