domingo, 19 de março de 2017

Como evitar que o Outono afete negativamente a sua vida.



Por Sandra Braconnot

Hoje (20.03), às 07:29, o Outono chegou! E, como todas as estações, traz mudanças climáticas, que alteram a temperatura e influenciam nossas vidas. Nosso humor, comportamento, saúde e energia podem sofrer negativamente o impacto dessas transformações – ou não!

Quando se fala em outono, qual é a imagem que a maior parte das pessoas forma em suas mentes?
 Continue lendo


 Folhas secas caindo, colorindo o chão com amarelo, laranja e um leve tom de vermelho. Imaginam árvores nuas, com seus galhos despidos de verde. Secos e tristes. Solitários.

E, para muitos, esta “visão” acaba sendo internalizada e reproduzida, mesmo que inconscientemente, na sua vida. É fato comprovado que no outono – quando a incidência de luz solar diminui e as noites passam a ser maiores -   casos de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS), que se caracteriza por uma depressão (conhecida como Depressão de Inverno), crescem significativamente e as internações em hospitais psiquiátricos também. A diferença básica nesse tipo de transtorno e a doença do século, a depressão, é que normalmente todas as manifestações desaparecem quando a primavera chega.
Realmente o outono pode causar um forte impacto no humor e comportamento das pessoas, que tendem a ficar mais melancólicas e ensimesmadas. O corpo parece que fica mais cansado, vem “aquela preguicinha”, bate saudade de sabe-se lá do quê e fica-se mais sensível e vulnerável a algumas doenças típicas desse período do ano.

Resultado de imagem para gripe

A saúde no outono

Calcula-se que o percentual da população que tem a saúde afetada pela mudança das estações, seja em torno de 15 a 30%. Não são doenças graves, mas que incomodam muito. As mulheres que se encontram na menopausa, sofrem. Algumas pessoas sentem também dores nas costas, dificuldade respiratórias e problemas de pele.
 Cada órgão do corpo humano é afetado pela energia da natureza, segundo a Medicina Chinesa. E no Outono o pulmão é o mais atingido. A secura do ar provoca gripes, rinites e outras afecções pulmonares. Cuide-se: agasalhe-se, saia sempre com um casaco (mesmo que não esteja frio, a temperatura pode mudar), beba bastante líquido e chás como hortelã, gengibre e outros de sabor levemente picante.

                            Resultado de imagem para ver filme em casa


Comportamento No Outono

É comum no outono (e inverno também) que haja uma redução da vida social. Prefere-se ficar em casa, assistindo um bom filme, lendo um livro ou papeando com amigos. É uma boa ocasião para introspecção, meditação e “faxina” nos sentimentos, apegos e coisas que não fazem mais sentido na sua vida. Uma limpeza no guarda-roupa também é aconselhável.  Ao criar resistência e impedir que “as suas folhas caiam”, melancolia, tristeza, depressão e dores físicas, mentais e espirituais certamente aparecerão.

Mas... por outro lado, no Outono a temperatura é amena e é propício ao desabrochar de muitas flores. Sim... no outono também nascem flores: Azaleia, Quaresmeira, Ixória, Flor de Maio e muitas outras. Há também àquelas que precisam ser semeadas nessa estação para florescer no inverno.

O Outono é a estação da transformação e das escolhas: pode-se olhar para as folhas do chão e lamentar-se, ou lembrar-se de que “quando as folhas caem, nascem outras no lugar”, e passar a contemplar as flores que estarão no caminho.

Aproveite a energia do momento e liberte-se de tudo o que precisa ser renovado. Ao tirar o velho, abre-se caminho para o novo chegar. Assim como as árvores deixam cair suas folhas, desapegue-se dos pesos desnecessários.
Saibam que o Criador da natureza em sua infinita sabedoria embutiu em cada estação uma mensagem e a possibilidade de um aprendizado. Sócrates, filosofo grego, autor da célebre frase “Só sei que nada sei”, paradoxalmente afirmou que todos carregam dentro de si o saber, sem saber e o questionamento, a arte de fazer perguntas (Maiêutica) que traz a reflexão e o conhecimento. Portanto, finalizo perguntando: Qual a lição que o Outono ensina?  

Sandra Braconnot, Jornalista, Biomimeticista diretora da Flores e Seres Comunicação e Desenvolvimento (www.sandrabraconnot.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário