terça-feira, 21 de março de 2017

Que tipo de flor você é? (Continuação do post anterior)


Yucca elephantipes 
Por Sandra Braconnot


Continuando o assunto de ontem, começo perguntando: e vocês? Estão mais para Raflésia ou orquídea? É  fácil enxergar o que são as outras pessoas, mas já a nós mesmo, nem sempre é.

Existem muitas flores que podem refletir bem o comportamento de algumas pessoas. São tantas as similaridades que fica até difícil de escolher sobre quais falar.  Mas vamos continuar.

Gosto muito do exemplo da Flor da Yucca (foto acima), uma planta que tem em muitas praças públicas aqui do Rio. Seu nome científico é  Yucca elephantipes  e realmente tem a sutileza de um paquiderme. Suas folhas parecem espadas. São pontiagudas e ainda têm um serrilhado nas laterais. Ou seja, fura, corta e avisa: “Não se aproxime”. No entanto suas flores... 
            continue lendo


Só para vocês terem uma ideia, eu quando tinha loja de flores fiz muitos buques e grinaldas de noivas usando as flores da Yucca, que são brancas e muito delicadas, porém resistentes. Já entenderam o espírito da coisa? Pois é... tem muitas pessoas do tipo Yucca: são “casca grossa”, insociáveis, mas em essência são sensíveis, delicadas e lindas em seu interior. Quem consegue ver além das aparências, descobre que o “miolo é mole”.

Flor da Yucca
Outra flor da qual vale falar é a Dombeya, que nasce em  pequenas árvores, também usadas em paisagismo urbano. Suas folhas são grandes e têm formato de coração. As flores, são perfumadas, lindas e delicadas.  Produz um néctar que as abelhas “piram”. Mas... não pensem que tudo são flores na vida desta “senhora”. Ela nasce cresce e se desenvolve de cabeça para baixo (do nosso referencial, claro.) As pessoas do tipo Dombeya são aquelas cuja vida vira de ponta-cabeça e elas, entretanto, não reclamam da sua posição. Sabem o que elas fazem? Florescem!  E ainda são um doce!


As abelhas piram com a flor da Dombeya

Talvez para os da Geração Z o nome Denorex não diga nada. Os mais velhos porém, devem ter lembrado imediatamente do slogan de um antigo shampoo (será que ele ainda existe?): Denorex - parece mais não é! Esse prólogo é para falar de uma outra flor/pessoa que está espalhada por todos os lugares: Antúrio. Prefiro ilustrar antes de explicar.


Toda pessoa é uma flor... só varia o Tipo. Por Sandra Braconnot


Com certeza vocês já viram esta flor por aí. Ela  é bem comum. Mas me diga: qual é a cor da flor acima? Se respondeu vermelha, errou. As verdadeiras flores do Antúrio são amareladas e menores do que uma cabeça de alfinete. Acredito que você tenha parado de ler e voltado a olhar a foto. Acertei? E, muito provavelmente, você esteja com cara de tabaco. Calma, eu explico. A parte vermelha do Antúrio, na verdade é uma folha modificada para chamar a atenção dos polinizadores. As flores mesmo, são os pontinhos amarelados que crescem na espiga central da planta. Ou seja, “aquele dedo em riste” que sobressai. Já deu para entender a analogia?

As pessoas do tipo Antúrio são aquelas que querem aparentar o que não são. Normalmente esse tipo de pessoa é arrogante, autoritária, gosta de ser servida e vive “apontando” o defeito dos outros. Se julga superior, mas na maior parte das vezes, esses comportamentos camuflam uma baixa autoestima e complexo de inferioridade. Conhecem alguém assim?


Bom... por hoje são são essas. Se vocês quiserem posso falar (escrever, né?)  de muitas outras como camélia, boca de leão, scaévola, girassol, manacá e....  Querem?

É só se pronunciar.

bjs





Nenhum comentário:

Postar um comentário