sábado, 11 de março de 2017

Você sabe o que é Biomimética?


Por Sandra Braconnot


Biomimética - palavra que vem do grego bios (vida) e mimesis (imitação) - é uma nova ciência que estuda a natureza, não para aprender sobre ela mas sim com ela, procurando estabelecer uma relação, não para extrair, modificar ou dominar, mas apenas para contemplar, admirar e “aprender”.

Os biomimeticistas estudam os modelos da natureza, imitando e inspirando-se neles - ou em seus processos - para responder perguntas e resolver problemas humanos.  Para eles, a natureza é  uma medida a ser valorizada,  uma mentora a ser respeitada e ouvida e uma professora que tem muito para nos ensinar.

Afinal, são 3 bilhões e 800 milhões de anos aperfeiçoando seus ecossistemas descobrindo o que funciona, o que é apropriado e o que dura e alcançando uma performance incrível. 
Continue lendo


Observar a maneira pela qual a natureza executa suas tarefas, relaciona-se com os outros seres e com o meio ambiente, atentando para sua sabedoria e inteligência é, ao mesmo tempo, deslumbrante, assustador e invejável! Nada existe sem razão; Nada acontece sem gerar conseqüências positivas para o meio ambiente ou seus habitantes; não existe “predador” sem causa nobre.

Nada é destruído totalmente; Tudo é reciclado; Nenhuma espécie prejudica à outra sem ser afetada; E a cooperação é sempre recompensada. Nosso planeta poderia ser (ou voltar a ser) um “paraíso” sem excessos ou desequilíbrios se nós - seres “racionais” - não atrapalhássemos o funcionamento genuíno da natureza.

Se tivéssemos humildade para admitir que a Terra não é “nossa” e nós não somos os melhores e nem os mais inteligentes habitantes dela, muito poderíamos aprender pois a natureza é capaz de realizar sem dificuldades proezas com as quais nem sonhamos conseguir, apesar de toda a nossa tecnologia.



Poderíamos, por acaso ou intencionalmente, hibernar como os ursos-pardos ou sobreviver nas regiões árticas como os ursos polares? Imitar alguns animais e plantas que utilizam o mimetismo para sobreviver? Viver mais de 3 mil anos, pesar 2 mil toneladas, alcançar 100 metros de altura e permanecer fortes, bonitos e eretos sem nenhuma ajuda, como as sequoias? Como aguentaríamos as duras condições dos prados alpinos - frio extremo no inverno, ventos de alta velocidade e sol intenso - e ainda mantermo-nos lúcidos para escolher cores certas e adequadas para usar - como fazem as flores nativas? Será que conseguiríamos aprender a manter-nos limpos e perfumados vivendo no lodo, como fazem as flores-de-lótus? Perfumar quem nos fere, como o sândalo? Será que poderíamos nos vestir como os lírios do campo?No decorrer dos seus bilhões de anos de existência - resistência e resiliência - a natureza criou estratégias inigualáveis e surpreendentes! E, apesar de irracionais, estes seres vivos realizam seus “milagres” sem consumir gananciosamente recursos naturais, poluir o planeta ou pôr em risco o futuro! Quando nós, os humanos racionais, tirarmos a coroa, descermos do pedestal e sentarmos no banco da sala-de-aula da Mestra Gaia e (re) aprendermos lições sobre paciência, competências e valores para uma vida feliz em comunidade, ainda poderemos salvar o nosso planeta e a nós mesmos. Que venha a Revolução Biomimética!

Mas... como fazer? Que utilidade teria e quais os benefícios que a biomimética traria para o nosso dia-a-dia em casa, no trabalho e na vida? Primeiro, transformaria o nosso sentimento em relação a Terra: reconheceríamos que estamos nela, fazemos parte dela, mas ela não nos pertence. Aceitaríamos que somos apenas uma entre 30 milhões (ou muito mais) de espécies que nela habitam. Ao resgatarmos e exercitarmos o respeito, a humildade e a “consciência do outro” estaríamos dando um grande passo na estrada da biomimética que conduz à salvação do planeta e todos os seres vivos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário