sábado, 1 de abril de 2017

Flores cantadas

Olá gente...

Hoje postei sobre o mês de Abril e incluí uma música de Vinicius que fala das flores de abril. Daí me dei conta de que muitas, mas muitas outras letras musicais também se inspiraram  nas flores. São tantas e tantas que decidi criar uma categoria aqui no blog, só para falar das flores que foram cantadas.

Minha intenção é fazer uma grande coletânea, incluindo diversos gêneros musicais. E, para começar esta categoria, "colhi"  uma música que considero um ícone e cuja letra foi composta por Vinícius de Moraes. A melodia é o clássico Jesus Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach (1685 - 1750).



Vocês podem me ajudar a colher as músicas? Se lembrar de alguma que cante as flores, deixe a sugestão nos comentários, por favor.

Conto com vocês...

Grata desde já.
Beijos floridos musicais...

Como fazer Abril se abrir em flores para você



Olá...

Chegamos ao mês de Abril! Para mim, um mês  especial que espalha muita beleza nas ruas e na vida de quem se "abrir" para receber - e perceber . Como? Vou explicar.

No post que fiz aqui sobre o Outono, já abordei o assunto, mas vale falar - e cantar - mais a respeito. Vinícius de Moraes, o nosso eterno Poetinha - que amava as flores e as cantava como ninguém-, compôs, em parceria com Toquinho, uma linda canção para reverenciar as cores e as flores desse mês (que também é o de meu aniversário).
Continue lendo.

sexta-feira, 31 de março de 2017

Surpreenda-se e divirta-se com uma orquídea bem diferente.


Flores Exóticas



Gente  querida…
Hoje é sexta. Dia de começar a relaxar e se divertir. Então para entrar no clima "colhi" uma flor um tanto quanto diferente: Orchis itálica.
Essa variedade de orquídea, que floresce de fevereiro a maio, é conhecida popularmente como a Orquídea Homem Nú - fica claro o porquê, né? Ou voce achou que eu estava postando uma porno flor?
A Orchis itálica é uma espécie rara de orquidácea, que nasce Região Mediterrânica.  Está presente em Portugal, no centro e sul do território do Continente.
É conhecida também ( para os de mente menos poluída) ... (continue lendo)

quinta-feira, 30 de março de 2017

Biomimética: para saber mais.

Arquitetura Biomimética.
Olá gente...

Eu estou feliz! Sabe aquela  sensação que sentimos quando encontramos nossa "tribo"? Quando conhecemos pessoas que são consideradas tão loucas quanto nós mesmos, por todos que não entendem (ainda) a nossa linguagem? Pois bem! É assim que eu estou me sentindo. Vou contar ...

Vocês leram o artigo que escrevi sobre Biomimética? Nele eu mencionei que havia descoberto o Biomimicry Brasil. Fiz um contato e hoje a semente brotou!

Conversei (via face) com a Giane Cauzzi Brocco, que responde pelo instituto aqui no Brasil. Trocamos ideias, informações - e energia principalmente. E ela me passou o site do instituto da Janine Benyus, autora do livro que começou a revolução biomimética no mundo.



O site é maravilhoso! Entrem...  Tem cursos, oficinas, card´s (sim card´s de Biomimética). Passem lá... Vale  muito à pena. o site  é:  https://biomimicry.net/

Ah.. E o livro para quem ainda não conhece é facilmente encontrado na internet. Eu recomento e muito.




Volto ao assunto. Ah... no dia 04.04, as 21hs, vou fazer uma palestra on line sobre Biomimética, pela UNIDARMA, no Sul. Depois passo detalhes.


Transformando o Meu Quadrado.




Se eu flor, Se tu flores e Ele flor... 
Nós flores seremos, Vós flores sereis e 
E o Mundo Florescerá!
                                                               Sandra Braconnot 



Olá...
Quem me conhece, já ouviu e leu a "poesia" acima. Muitos que  não me conhecem, também já. Hoje, está em muitos sites, blogs, etc pela internet. Que bom... Quanto mais for "polinizada" mais pessoas serão alcançadas.

Para mim, tem um sentido muito especial, porque é uma crença potencializadora que tenho e compartilho. Realmente eu creio que se todos agirem como as flores, que jardim lindo será o mundo!

E, ontem (29), a primeira-dama aqui do Rio, Sylvia Jane Crivella, lançou um projeto que tem tudo a ver com a ideologia à frente da frase: Transformando o Meu Quadrado, em uma bela cerimônia no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio. Na ocasião, mulheres que se destacaram por suas atuações na prefeitura e em obras sociais foram homenageadas. Mais de 300 pessoas estiveram presentes à cerimonia.




O projeto é uma iniciativa da Obra Social do Rio de Janeiro e tem como objetivo estimular a solidariedade, respeito e amor entre os cariocas. A primeira-dama da cidade, Sylvia Jane Crivella
explicou que "meu quadrado" é o lugar onde você está, onde nós transitamos e se cada pessoa procurar "florir" o seu quadrado, com certeza fará outras pessoas felizes.


Projeto Transformando meu quadrado.
Primeira-dama do Rio, Sylvia Crivella e Sandra Braconnot
Após o evento, pude perguntar à Sylvia Crivella, como podemos Transformar o Nosso Quadrado e ela explicou:

- É tão simples! Basta tratar a todo com gentileza, amor e respeito, procurando prestar atenção nas pessoas e encontrar uma forma para fazê-las mais felizes.  Às vezes um simples gesto de carinho pode transformar uma vida e, consequentemente, o Rio.

Depois lhe perguntei o que vai acontecer se todos "transformarem o seu quadrado". Dona Sylvia abriu um largo sorriso, os olhos brilharam e ela respondeu:

- O mundo será muito melhor para todos nós!

E eu complemento: O mundo florescerá!!!

                                       A imagem pode conter: texto


Vamos Transformar o Nosso Quadrado??? Polinize esta ideia.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Atraia Beleza para a sua vida.


Oi Gente,

Uni uma figura que me impressiona com uma frase que me impacta.

A figura - que não é montagem - foi tirada após a erupção de um vulcão na Indonésia. E a frase, dita por Picasso,  é uma verdade que a Programação Neurolinguistica comprova.

Em PNL, um dos conceitos é: "Tudo o que você foca cresce". Foca na cinza, que só verás cinza. Foca na flor, e verá as cores.

Em minhas palestras, gosto muito de trabalhar a frase "Quanto mais você aprecia a beleza, mais beleza você descobre. E quanto mais beleza você descobre, mais beleza você atrai para sua vida e para a vida dos que te cercam". É uma dinâmica muito interessante e que, se não transforma, pelo menos faz refletir a respeito.

Então, te desafio a procurar a beleza que te cerca. Você vai se surpreender! Experimente.


terça-feira, 28 de março de 2017

Biomimética. Para que serve?

Para que serve a Biomimética.
Olá.

Quero falar (ou escrever, né?) sobre a Biomimética, uma nova ciência que vem revolucionando a relação dos seres humanos com a natureza. Já fiz um post explicando o que é a Biomimética, mas hoje vou falar para que ela serve - no meu ponto de vista.

Embora aqui no Brasil, ainda estejamos engatinhando nessa nova forma de inovação, muitos outros países já estão se utilizando da inteligência da natureza na produção de produtos e até serviços.  Descobri recentemente que foi criado ... (continue lendo)

domingo, 26 de março de 2017

Orquídeas para todos os gostos


Orquídea Cabeça de Pássaro
Oi gente.
Com certeza vocês já escutaram falar nas elegantes, sofisticadas e perfumadas orquídeas. Mas vocês sabiam que existem mais de 30 mil espécies desta flor, que é  a queridinha de quem é chegado ao luxo (ou não, viu?). Apesar de sofisticada ela é mais comum do que podemos pensar, e nasce em praticamente todos os continentes, menos nos extremos Norte e Sul e nos desertos.
O seu nome vem da palavra grega Órkhis” que significa testículo e “Eidos”,  aspecto. Juntando tudo Orquídea que dizer em forma de testículos. Que coisa feia para descrever uma flor tão bonita. Eu disse bonita? Pera lá... que não dá para generalizar. Mas tem orquídeas para todos os gostos.
Continue lendo.