sábado, 8 de abril de 2017

Juntos Por Você



oi Gente...

Ainda não posso contar, mas preparem-se por que algo de muito bom está para acontecer na nossa cidade.

Nesta segunda-feira, 10.04, vai ser lançado um movimento que fará muita diferença..

Fiquem ligados!

Beijos esperançosos

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Flores e Pedras


"No mesmo instante em que recebemos pedras em nosso caminho, 
flores estão sendo plantadas mais longe. 
Quem desiste não as vê."
William Shakespeare

terça-feira, 4 de abril de 2017

Biomimética: Palestra grátis, hoje

Oiii

Se você quer saber o que é, ou mais sobre esta nova ciência -  Biomimética - assista hoje, às 21hs, pela internet.  É grátis!  Basta clicar no link. ( se der algum problema com o Chrome, troque para o Mozilla)



Espero vocês.

Ah... Polinizem essa notícia.

Bjs

domingo, 2 de abril de 2017

As abelhas falam. E com o bumbum. Sabiam?

As abelhas falam. (na linguagem delas, é claro!)
Oi Gente...

Estou lendo um livro que é fantástico: A Natureza Ensina - Como usar a inteligência dos animais para organizar o seu mundo, de Petter Miller (Ed Fundamento). Curioso que é um livro de Biomimética, embora o autor não utilize em nenhum momento este nome.  Na verdade, o aprender com a natureza, é uma prática muito antiga. Mas em 1997,  depois  que Janine Benyus lançou o livro Biomimética Inovação Inspirada pela Natureza, que o nome "pegou". (Já falei do livro, no post Biomimética: para saber mais.)  Mas e as abelhas???
Continue lendo
No livro,  Petter dedica um capítulo inteiro para as abelhas. Como elas vivem trabalham se organizam e se comunicam. Tudo é muito interessante e fascinante, mas a parte da interação entre elas é  - no mínimo -  surpreendente.

Vocês sabiam que as abelhas "falam"  e transmitem mensagens para as outras balançando o bumbum? Elas dançam, rebolam, voam em círculos ou formando o simbolo do infinito para "falar com as companheiras".  "A Dança das Abelhas". Assistam:


O zoólogo Karl von Frisch, da Universidade de Munique, comprovou que realmente a "Dança das Abelhas" - que ele chamava de a "dança em que as abelhas sacudiam o rabinho" - é uma sofisticada forma de comunicação. Por essa pesquisa von Frisch ganhou o Prêmio Nobel em 1973. 

Cientistas também estão pesquisando e procurando entender, como é que milhares de abelhas deixam de lado suas diferenças, chegam a uma decisão em  grupo e produzem como uma incomparável equipe de alta performance.

Mas essas "beijoqueira de flores" são muito mais inteligentes do que podemos supor. Pincei algumas curiosidades impressionantes:




Uma abelha visita 40 mil flores por dia
  • Numa viagem para coleta de néctar, a abelha chega a percorrer até 6 km.
  • Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores.
  • Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta (vesícula melífera). Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel.
  • A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.
  • Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.
Incrível, né?  Volto ao assunto.

ah... e o livro é : 

                                       Resultado de imagem para livro a natureza ensina

                                                  

Beijos de mel.