sexta-feira, 30 de junho de 2017

O fim antes do começo.



 Olá

Olhem para mim.... alguma coisa aconteceu - ou deixou de acontecer - muito séria, de ontem para hoje porque eu estou me sentindo muito fraca e perdendo a vida.. Minhas duas folhas estão se contorcendo em si mesmas. Meu pequeno e frágil caule parece que atrofiou.  Meu verde, está quase amarelo e eu me sinto no fim.

Fim... o que é?  É o momento ou o ponto em que algo é interrompido. Não importa as razões, mas o fim sempre traz um corte e o florescer é interceptado,  brutalmente. O desenvolvimento é descontinuado e a vida começa a nascer em um sentido inverso. Sim... porque a morte é uma forma de vida, depois que a vida na vida desaparece.

Não sei se será o meu fim. O fato é que sinto minha energia se extinguindo, como uma chama de uma vela que está acabando; como um fósforo que já não tem madeira para queimar, como um último sopro, a última respiração. Sentimos que o ar não mais entrará...



Mas..  em um nanosegundo vem uma esperança de que não será o fim, que eu vou me fortalecer e voltar a vida que eu esperava ter. A flor que eu poderia me tornar... que ilusão!

Sinto com a força da certeza de que não há mais vida crescente em mim. E aceito isso com gratidão pelos dias que vivi e pela alegria senti durante a expectativa de virar flor. Não... não deu para mim...

Hoje, especificamente hoje, em que tenho que encarar o declínio da minha existência, sinto-me muito triste. Literalmente a cor me fugiu e a minha raiz está se deteriorando, apesar de eu ter recebido todos os nutrientes e a quantidade de água adequada. Doí um pouco. A vida que finda, a esperança que se esvai continuamente a cada segundo, até que não haja mais o próximo segundo..  E eu sei que é irreversível, que não haverá volta. Mas tudo bem.. Deus é e sempre será bom. E se ainda ontem eu afirmei que Ele estava conduzindo a minha vida, Ele tem todo o direito de conduzir a minha morte. Ele sempre será Deus, soberano, onipotente, onisciente.



JEOVÁ JIREH - DEUS DA PROVISÃO


Como Deus é bom e sabe de todas as coisas.  Se vocês voltarem ao primeiro post deste Diário (aqui), verão a providência de Deus. Eu estou morrendo, mas ao meu lado uma irmã/semente está nascendo.


A vida há de continuar, se renovar e fazer com que a esperança volte e traga a certeza  indefectível de que Deus é Deus e sempre, sempre tem o melhor para nós...


E vocês humanos? Conseguem aceitar a dor do final? O sofrimento que a desilusão (ou a visita da verdade) trás?  A frustração excruciante  de acordar de um sonho que nem chegou a ser sonhado?


Há uma passagem na Bíblia que diz: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e no mais Ele tudo fará".  E eu me despeço dizendo: Senhor, em tuas mãos coloco a minha vida.

Adeus

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Deixa Deus conduzir



Olá amigos...

Pouca coisa mudou em mim de ontem para hoje. Não me desenvolvi muito e as minhas duas folhinhas aumentaram só um tiquinho. Aparentemente, não cresci. Entretanto, minhas raízes se aprofundaram na terra, firmando todo o meu corpo e me abasteceram dos nutrientes que preciso para crescer.

Na quietude do meu crescimento, fico pensando sobre o ato de crescer. É  tudo tão relativo... Quantas vezes temos a impressão de que nada está acontecendo, que tudo parou, estacionou... Mas as verdadeiras mudanças são assim: lentas e imperceptíveis. São mais do que mudanças: são transformações que acontecem internamente e  vão gradativa e continuamente alterando o nosso ser como um todo. Hoje não é mais como ontem e nem será o hoje, como o amanhã. E eu nem preciso me preocupar. Sabem, é muito bom não precisar fazer nada, apenas se permitir ser conduzida - por Deus - rumo ao meu destino final de ser flor. 

Amanhã, novamente, as horas irão me modificar, a medida que forem passando. Minhas raízes crescerão, mesmo que ninguém perceba, mesmo que eu mesma não tenha poder para mover esses fios.

Vocês humanos são diferentes, né? Dificilmente relaxam e deixam Deus agir e conduzir as mudanças das suas vidas. Querem sempre co/mandar... O que é uma pena, porque Ele sabe muito mais do que vocês o que é melhor para o seu futuro.

Eu prefiro me entregar e me deixar ser conduzida por Deus. Por que vocês não fazem o mesmo?

Bom pense sobre o que conversamos.  Até amanhã. Vocês voltam? Espero vocês!




quarta-feira, 28 de junho de 2017

Pequenas transformações Diário de uma semente.



Olá amigos...

De ontem para hoje pouca coisa mudou em mim. Mas já estou diferente. Meu caule cresceu um pouquinho e se você olhar bem, vai perceber que até engordou.

Minha raiz também continua crescendo em baixo da terra. Eu estou me desenvolvendo para cima e para baixo, porque preciso de segurança. De que me adiantaria ir aumentando de tamanho sem estar bem firmado na terra? Qualquer ventinho me levaria. Crescer não é fácil, mas com as raízes bem fixas e saudáveis, fico confiante no futuro, quando serei uma flor.

Meu verde está ficando mais forte e as minhas folhinhas que ontem estavam bem coladinhas, hoje estão separadas. Agora, você consegue ver nitidamente as minhas duas primeiras folhas. Note que elas parecem dois bracinhos levantados e abertos agradecendo a vida a Deus.

Estou feliz. A vida cresce em mim e eu estou crescendo na vida. E o viver é ainda para mim um grande mistério. Não sei como será, mas espero que eu possa me expandir até desabrochar em flor.

Quando eu era apenas uma semente, eu estava na posição máxima de contração. Tudo o que eu poderei ser já estava ali, porém ainda latente.

O que me reserva o amanhã? Quais as mudanças que acontecerão em mim? Não sei.... mas eu confio que estarei seguindo em direção ao meu estado de expansão máxima: a flor!

Venha amanhã. Te espero.


Vovó é a vovozinha!


Hoje me chamaram de vovó e  minha cabeça viajou na maionese... Qual seria a sua reação se lhe chamassem de avó? O que você sentiria? Não sei você, mas a primeira informação que eu gostaria de ter era sobre quem assim  chamou. E a resposta faz muita diferença.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Nasci....



Olá muito prazer. Sou uma semente de girassol que há dois dias foi colocada na terra. A princípio estranhei muito. Estava escuro e me vi totalmente coberta pela terra. Foi uma sensação estranha,  pois eu não sabia muito bem o que eu estava fazendo ali e nem o que iria acontecer. Mas hoje aconteceu: de repente eu comecei a estufar e me abri. E de dentro de mim surgiu um galhinho verde muito pequeno, com uma folhinha menor ainda na ponta. E a luz começou a aparecer. Sem me dar conta, eu consegui sair de baixo da terra e ver o mundo que estava além.

Nesses dias que estive soterrada, coberta de terra e na escuridão, pude entrar em contato comigo mesma e, assim bem quieta, aparentemente parada, que me expandi e perfurei a terra. Ainda estou sob ela - a terra - mas já comecei a me abrir para o mundo aqui em cima. Sim, me abrir literalmente. Porque a pequena folhinha da ponta do meu caule, se transformou em duas.

O que vem agora?  Não sei... mas amanhã será outro dia que trará novidades para a minha vida.


Olhem como eu estou.

Reparem que ao meu lado tem uma irmã que ainda não brotou.



Você volta amanha para saber o que mudou?  Te aguardo.


segunda-feira, 26 de junho de 2017

Um final de semana florido...



Oi Gente...

Este final e começo de semana foi bem florido.  Tive a oportunidade de compartilhar "as sementes" que Deus me deu para três grupos de pessoas bem diferentes.

O primeiro, foi no sábado, dia 24, em um evento da Célula Novo Mundo, da Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca. Neste evento, eu ministrei uma Pregação Interativa Vivencial Florescendo em Cristo  (leia ) , para cerca de 30 pessoas. Foi tudo muito lindo e bem organizado.





O diferencial foi a vivência que todos puderam ter com as flores.








A Oficina acontece em etapas: primeiro, eles escolhem livremente as flores e montam um arranjo (Retrato Floral). Depois eu faço um processamento coletivo, pedindo que eles observem alguns aspectos do arranjo, orientando-os a associarem com a própria vida. Na verdade, convido-os para reflexões sobre o se comportamento.  Depois, atendi individualmente umas 20 pessoas.

Minhas amigas Lili ( que me convidou para ministrar) e Rosane a quem convidei.

O segundo evento, foi a Oficina Florescer que fiz com as crianças da minha igreja, Batista do Lins. Eram umas 25, com idades variando de 5 a 12 anos, e foi muito gostoso. Além de se empenharem com o maior esmero para montar o arranjinho, também receberam com entusiasmo uma semente de girassol para plantar em casa.















Foi muito gostoso. 

E, na segunda-feira, conduzi a dinâmica Retrato Floral, autopercepção através das flores, para sete membros da célula a qual eu pertenço.  Foi muito rico. Nesta oficina, trabalhei com o mesmo material para todos. E cada um é cada um. 










Foi um final de semana de distribuição de sementes.

Ps: Caso você queira saber mais, entre em contato (21 996088810 - WhatsApp)