sábado, 22 de julho de 2017

Mitos e Fatos sobre Ecologia.

Oi Gente querida.

Hoje  participei da palestra Mitos e Fatos sobre Ecologia, no Jardim Botânico do RJ, ministrada pelo Engenheiro Alceo Magnanini, de 92 anos! Confesso que ele deu uma desorganizada em algumas posições minhas e me fez muitos convites para refletir sobre o assunto.

De verdade, de verdade, achei o professor um pouco pessimista. Para ele, já não dá mais para recuperar nosso planeta e, sério, respondeu que a solução da terra seria a extinção do homem - a quem definiu como "uma experiência fracassada da natureza". Forte!

Alguns pontos abordados por ele, foram bem provocativos, como por exemplo que a Ecologia não é uma ciência, assim como a política também não é. "Qual é o critério usado para que possa ser considerada ciência? O que pode ser repetido e observado" - Explicou Prof. Alceo.

Interessante a foto mostrada de uma parte da Amazônia que vem sendo destruída. O formato de pulmões é "acidental"


Ele falou de dogmas, paradigmas que nós criamos. "A natureza não faz nenhuma distinção, não classifica nada, nós sim. As classificações são inerentes ao homem" complementou.

Uma afirmação dele que me impactou foi a de que "nós não precisamos respeitar a natureza, que em nada precisa de nós". Pedi para que ele esclarecer, mas a resposta não me disse nada.Afirmou também que ninguém defende o meio ambiente. Defende-se a si mesmo, porque as consequências da interferência do homem, atingem a ele mesmo. 

Bom... eu gostei muito de ter ido, pelo assunto e porque finalmente conheci uma flor em forma de gente, que há décadas amo, mas não a conhecia: Profª Cecília Beatriz L. da Veiga Soares - paisagista, escritora, criadora o Jardim Sensorial do Jardim Botânico RJ e diretora da Associação de Amigos do JB.

Eu com o livro da Prof Cecília e ela com os meus cards. Muita emoção.

Continue lendo clicando em mais informações 

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Aos meus amigos, uma flor!!!


Oi Gente amiga

Nem pude postar nada ontem, mas o faço hoje, afinal. amigo é para todos os dias.

By Sandra Braconnot (livre adaptação de texto de autor desconhecido)

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras e, apesar, da dureza do solo, conseguiu crescer e florescer... 

Uma jovem passou e ficou extasiada em ver a flor - um sinal de vida - em um local tão feio e triste. Achou que a flor deveria estar em outro local e, sem hesitar ,arrancou a flor e a levou para uma igreja. Apesar do carinho, horas  depois a flor havia murchado. 
Continue lendo

terça-feira, 18 de julho de 2017

O que é pode não ser...

Oi Gente querida,

Vocês acreditam que a mudinha de Girassol ainda não desapegou e a semente continua presa?

 Hum   insight.... Eureca... Click...
 Como o mapa não é o território, será que é a casca que não está largando o broto? Pode ser...


 Para que não sabe, a expressão o mapa não é o território é um pressuposto da PNL que nos incentiva a pensar fora do quadrado. Tudo é, mas também pode não ser e/ou ser outra coisa. É um bom exercício para se praticar,  principalmente nos aspectos em  que se tem mais certeza (ou seria ser teso?). Já fiz um post falando sobre isso (falando!!!! pode??? Escrevendo! - os sistemas representacionais explicam).
Continue lendo  


segunda-feira, 17 de julho de 2017

Cada semente nasce do seu jeito.


Oi Gente amiga...

Estou meio sumida por excesso de trabalho. Estou fazendo Assessoria de Imprensa de dois eventos, e é muito trabalhoso. Mas não posso esquecer do meu blog, né?

Tenho tanta coisa para contar sobre as sementes de Girassol. Que incrível é a natureza! Estou constatando, na observação diária,  que as sementes  nascem de forma diferente, mesmo que sejam da mesma flor.
Continue lendo