sexta-feira, 16 de março de 2018

Que mundo é este? Marielle, Cláudio e 29 Policiais.


Assassinato de Marielle
ASSALTARAM MARIELLE, EXECUTARAM UM PAI NA FRENTE DO FILHO
 E ELIMINARAM 29 POLICIAIS.  
                                                                                                                          Por Sandra Braconnot

 Não errei. É assim que eu penso, vejo e sinto os últimos acontecimentos, aqui no nosso Rio de Janeiro, na nossa (!) Cidade Maravilhosa (?). É muito mais do que triste, lamentável ou revoltante. É um misto de sentimentos que, juntos, ainda é inominável. Não há uma única palavra que possa exprimir o que estamos vivendo. Barbárie? Ainda ficaria aquém.
Entre tantas inversões de valores – morais, éticos, sociais, políticos e religiosos –, permito-me, fundamentada na liberdade poética, trocar (sem culpa) os verbos. Sim... assaltaram a Marielle no meio do caminho. Executaram o Cláudio na frente de seu filho de cinco anos, quando iam fazer compras. E eliminaram das ruas e de suas casas 29 policiais.  Não faz mais sentido – te pergunto?
Há uma outra questão que me vem à cabeça, na mistura desses casos. Uma citação antiga, atribuída a Voltaire:” Há sempre dois pesos e duas medidas para os direitos dos reis e os direitos dos comuns” (“Il y a toujours deux poids et deux mesures pour tous des droits des rois et des peuples”).
Na Bíblia, no Livro de Deuteronômio, capítulo 25, versículos de 13 a 16, também encontramos uma referência que nos adverte sobre a injusta prática:
“Não carregueis convosco dois pesos, um pesado e o outro leve, nem tenhais à mão duas medidas, uma longa e uma curta. Usai apenas um peso, um peso honesto e franco, e uma medida, uma medida honesta e franca, para que vivais longamente na terra que Deus vosso Senhor vos deu. Pesos desonestos e medidas desonestas são uma abominação para Deus vosso Senhor.”
Quando eu tinha meus doze anos, comecei a fazer um curso de jornalismo por correspondência e ainda me lembro da primeira lição: Se um cachorro morde um homem, não é notícia, mas dependendo de quem seja esse homem, poderá ser manchete de primeira página. Perceberam aonde eu quero chegar? Eu sempre questiono o porquê do quem ser mais “importante” do que o quê.

MARIELLE, CLÁUDIO E OS POLICIAIS
Assassinato de Marielle

Marielle era uma voz forte que gritava alto contra as injustiças, as desigualdades, as diferenças entre pretos e brancos, ricos e pobres, homossexuais e heterossexuais. Nasceu pobre. Na favela. No meio dos “marginais”. Mas não ficou à margem. Vivendo na Maré, bairro com a segunda maior taxa de analfabetismo do Rio, estudou, se formou, fez mestrado. Se candidatou a vereadora e foi eleita com 46 mil votos. Questionou, vociferou, acusou. Morreu. Súbita e violentamente. De assalto. E num salto, a vereadora, a quinta mais votada, e o motorista que fazia “bicos”, passaram da vida para a morte provocando gritos de dor e protesto pela interrupção de um futuro melhor. Acordaram-nos no meio do sonho!   Entretanto, no mesmo dia, um outro grito, dado por um menino de cinco anos, ecoou inaudível: “Mataram meu pai”. 
Marielle, começou a defender os Direitos Humanos impulsionada pela dor. Sua melhor amiga morreu, em 2005, vítima de uma bala perdida. A partir dessa tragédia pessoal, Marielle “se achou” e decidiu viver para evitar tragédias sociais vividas principalmente pelos menos favorecidos. Acusou a políciais de agir com violência com moradores da favela.  No entanto, somente este ano, 29 policiais morreram violentamente. Em 2017, 134 agentes foram mortos e destes 38 foram executados pelo “crime” de serem policiais. Mas quem se importou? Quem gritou? Quem sentiu a dor das famílias enlutadas?

O Brasil está de Luto. É fato. Mas por quem ou por quê? Porque mataram uma negra, favelada, homossexual, vereadora da Cidade Maravilhosa, eleita com 46 mil votos, cujos gritos estavam incomodando mais do que 100 elefantes?  Não! Decididamente não – apenas, mas também!

Nosso pesar vai além do brutal assassinato da vereadora que o mundo todo noticiou e lamentou. “Vestimos preto” também pelas mortes diárias de anônimos desconhecidos que não saem em nenhuma mídia e muitas vezes nem números viram. Choramos pelos desempregados que perderam a dignidade quando foram despedidos das empresas que faliram em consequência da crise econômica e moral fabricada pelos corruptos e seus corruptores. Pranteamos com as mães que perderam seus filhos; pelos filhos que perderam seus pais; pelas mulheres que perderam seus maridos e pelos maridos que perderam suas esposas. Lamentamos por tantas mortes sem sentido, mas que são sentidas por tantas pessoas.
Que tiro foi esse?  Não...  A pergunta que deveria viralizar é Que mundo é esse? -  que nem a palavra barbárie consegue definir.  Vivemos num estado de crueldade, de falta de humanidade, de selvageria que não se iniciou “hoje”. A história nos prova peremptoriamente que o ser humano é capaz de ter comportamentos desumanos, bestiais, bárbaros. A questão não está na maldade (que sempre existiu), mas na omissão dos “bons”, na indiferença de tantos e na “apatia social” que ignora a pergunta feita por um menino de cinco anos, desesperado: “Mataram meu pai?”

-------------

Marielle presente.

Um pai ausente.

Policiais, pela conjuntura, inertes.

Pessoas indiferentes e descrentes.

Que mundo é esse?

domingo, 11 de março de 2018

Por que os vivos têm medo da morte?



Oi Gente querida,

Sem querer prolongar o assunto "morte", mas ainda tentando entender por que tanta gente tem medo de morrer? Gostaria de saber..

Meu último post (Como você quer o seu enterro?) provocou arrepios em alguns amigos. E não foram poucos que ficaram de cabelo em pé e disseram que eu havia enlouquecido.! Alguns nem quiseram abrir e pararam a leitura no título. Outros até abriram, mas não conseguiram ler até o fim e afirmaram que era assustador demais.

Que coisa né? A única certeza que temos na vida é que um dia morreremos. Simples assim. E por que tanto medo, tanto pavor, tanto preconceito? Acho que pensam que evitando o assunto, afastam a dona morte. Que bobagem!

Mas enfim... cada um com seu cada um...  E se vc foge do tema,  saiba que não conseguirá fugir da morte. Ela chegará! Mais cedo ou mais tarde!.

Pronto! Falei!